terça-feira, 31 de março de 2009

O Trem - Por : Socorro Moreira



Acordava, quando ainda era madrugada.
Literalmente, corria para pegar o trem. Ficava lá na estação, curtindo uma madrugada friorenta, nos panos aflanelados.
Repetíamos muito essa aventura, em quase todos os feriados, quando íamos de trem para Ingazeiras (parada depois de Missão Velha), curtirmos uns dias, na fazenda de meus tios.
Depois, já dentro do trem, o dia começava a amanhecer... O tempo de viagem era lento, e ao mesmo tempo rápido... Não parávamos de cantar, comer, beber, paquerar, imaginar, sonhar...
"Sou feliz... No trem que parte para o interiorFeliz... Porque comigo vai o meu amorE o trem só chega quando o dia amanhecer... Que noite linda vamos ter...”
Nas paradas intermediárias, ele nos apressava... Eu tinha muito medo de deixar meus pacotes, ou não conseguir descer com o resto da família. Era realmente, uma hora de aprendizagem: Salve-se quem puder! Cada um por si, e Deus por todos!
As viagens mais longas eram enjoativas... Comíamos muita porcaria nas paradas, e também no restaurante do trem. Pra transitar entre as classes, o estômago tinha que estar deveras habilitado.
Engraçado é que, viajávamos com uma toalha enrolada no pescoço, uma lata com farofa de frango caipira, umas laranjas, e um saquinho de sequilhos ou um pão-de-ló perfumado de erva doce... Pronto, a festa estava completa!
No mais... Umas saudades chegando, e outras partindo. Alegrias encomendadas... Surpresas e tristezas inusitadas.
Um dia, eu fui embora do Crato... Quando voltei, a Estação de trem estava desativada. Não apitava, nem marcava as horas... Não vendia bilhetes, nem acolhia os trens... Acabara o sonho azul... Transferiram-no para os ônibus noturnos.
Queixam-se, os que abandonaram o trem...
- O trem nunca nos abandonou.. .De tamanha solidão , parou de fazer fumaça , virou sucata , mas nos aperreia de saudades !

3 comentários:

Teresa disse...

Nossa amiga essa doeu e doeu tanto que chorei lembrando de minhas viagens para Fortaleza...
Como era maravilhoso, romântico e alegre...
Mas confio em Deus e nos homens que comandam que ainda veremos esse sonho azul ou verde acontecer na minha terra natal!!!
Obrigada amiga Socorro.

Teresa Abath
Brasília-DF

socorro moreira disse...

Pois é, menina ... No sacolejo do trem , a gente embala, adormece e acorda sonhos juvenis !


Obrigada pela visita. Adorei !


Beijo.

socorro moreira disse...

Claude Bloc disse...
Socorro,

Fiz esta tua viagem tantas vezes que perdi a conta... Ia a Fortaleza visitar meus tios. Saíamos às 7 da noite de Crato e chegávamos no outro dia ao destino à tardinha (em torno de 5h da tarde). Eu gostava do embalo. Dormia muito na viagem , mas sempre curti ver o mundo passar pela janela e o fazia introjetando já uma saudade antecipada...
Minha saudade não desencarrilhou, ainda a sinto bem forte.

Abraço,

Claude

3:44 PM
Socorro Moreira disse...
Se as pessoas saudosas guardarem em si a capacidade de sorrir... Tá tudo ótimo !



Beijo , amiga !

5:43 PM
Carlos Eduardo Esmeraldo disse...
Prezada Socorro
Eu já viajei numa Maria Fumaça! Foi uma viagem inesquecível. Durou dois dias, de Salvador à Petrolina. Pense num trem lotado! Vinhamos no carro restaurante. Éramos quatro companheiros e só havia lugar para dois, de modo que os outros dois sentavam no chão do trem e a cada quinze minutos revezávam o assento. Chegamos ao Crato na tarde do Bi-centenário,na mesma hora de Castelo Branco, depois de andar uma noite inteira em cima da carroceira de um caminhão de Petrolina a Salgueiro e de ônibus pinga-pinga até o Crato. Naquele anos, asfalto só de Salvador até Feira de Santana.

4:52 AM
Socorro Moreira disse...
Carlos,



Lembro desse tempo, e do percurso tbém. Eita viagem longa ... Mas éramos jovens e tínhamos disposição para todo e qualquer desconforto .

Essa semamna sacolejou nossa memória e emoção , no compasso do trem.


Abraços .

7:58 AM
Teresa disse...
Fico pensando no nosso sentimentalismo que aliás é uma coisa boa, saudável, mas e se juntássemos a fome com a vontade de comer? Ai passaríamos a cobrar mais dos políticos das pessoas responsáveis e que tem nas mãos o comando das coisas públicas, por exemplo, esse trem que não sai, cadê o sonho verde? Vamos cobrar do Sr. Prefeito que se reuniu com o Governador...Queremos o trem, queremos o trem...
Teresa Abath
Brasília-DF

11:16 AM
Magali de Figueiredo Esmeraldo disse...
Socorro,

Muito bom recordar essas viagens de trem. Fui algumas vezes à Fortaleza no Sonho Azul. A viagem era demorada, mas ninguém reclamava.

Abraços

Magali

2:14 PM
Dihelson Mendonça disse...
Maravilha, Socorro!
Mas eu sou suspeito em achar tudo que você escreve maravilhoso. Porque é mesmo! E essa foto que ilustra está belíssima, não poderia ter sido melhor! Eu te confiaria toda a diagramação do nosso Blog do Crato sem mêdo de errar!

Bjus!

Dihelson Mendonça

6:30 PM
Socorro Moreira disse...
Teresa,


Você faz parte da nossa trilha...É uma linha firme , na nossa história. Clame por nossos direitos !
Quando o sonho verde chegar, quem sabe em julho ... Quem sabe um dia ..." até, talvez "... Vamos reunir o grupo "blogdocrato" de amiogos, e fazer uma pequena , bucólica , e confortável viagem : Crato x Juazeiro , com as bencãos do Pe. Cícero , e de todos os políticos envolvidos , no desejo do caririense.

Abraços.

6:42 PM
Socorro Moreira disse...
magali ,


Claro que a gente viveu a "farra" de ir de trem para Fortaleza. Temos a música dos trilhos memorizada em nossa vida. ...E com ela, nossas alegrias e segredos juvenis.


Será se terá parada no SÃo José, o Sonho Verde ?

Abraços

6:45 PM
Socorro Moreira disse...
Di,


Imagem bela , teu olho apela !