domingo, 15 de março de 2009

Cidade cortada de pontes...Rios emendando sonhos .... POR: Socorro Moreira





Cidade cortada de pontes... Rios emendando sonhos....



Os dias da Infância são corridos, e as noites custam um sono profundo. Os tempos nos transformam numa incandescente festa... De repente, nascem seios, nascem pelos, e já ficamos a contar estrelas... A vê-las, significativamente.


Depois é a lua, onde nos miramos... É no sol que nos achamos... Achamos cor, energia, e até o amor. Fogo solar... Queima, mas não esconde o poder da musa... Queima, queixa, e deixa. Acho que o tempo inesquecível tem que ser dito... Sim!


Semana passada estive no Recife. Pensei chegar, e ficar... Foi mais curto do que desejei... Mas valeu!


Deixei um pedaço de mim naquele lugar. Nunca voltei pra buscar... Era um pedaço bonito... E o Recife bem que o merecia; era um pedaço tristonho... Entreguei-o às águas dos rios... Transmutaram-se... Ficou um sonho... Um tempo que nem chega a ser passado... Ficou um conto!Nem de fadas, nem de Esopo, nem de Machado, nem de Clarice... Ficou um conto Mariana... Que fala de amigos!


Recife (PE), 1975.


Rodoviária, no Bairro S.José.


Salta uma mulher de uns 23 anos. De malas e cuias, e 3 filhos nas mãos. Perece mais, cena de novela mexicana. Vontade de viver, e um emprego debaixo do braço... Será fácil?


"Viver não é fácil não... Pergunte ao meu coração...”


Encontrou conhecidos, e por tabela, outros conhecidos achou... Combinou um encontro... Naquela tarde, e naquela noite... Ainda!


Driver do Derby... (Um brinde ao momento: gim-tônica, calandre, alerte limão, halls, “Only Yesterday” -The Carpenters ... Sons, cheiros... Tudo mágico... Refrescante e encantante... Noite com olhares, sorrisos reticentes, beijos... Quase soltos ,quase loucos, quase dados de mãos beijadas. Era um início... E um fim) !


Vida de turista... Uma semana, uns meses, uns anos... E depois de todos os anos, lembranças doces, amenas.


Talude, Beer House, sorvete no Free Sabor ou Z’ecas , Casa D’Itália, Suape, Maria Farinha, Zoológico, Agulha frita no Samburá de Olinda... Comida Chinesa em B. Viagem... Água de coco, na Piedade.


Vejo o Paço da Alfândega, a Rua da Aurora, onde existia o Buraco de Otília... Vejo a Real da Torre, onde dormi maquiada , de salto alto ,meias de seda, esperando a buzina de um carro...


Sexta era dia de matar a saudade; sábado , programa gustativo...domingo era dia de mar...E mar era o seu olhar.Mar caribenho ... Azul-piscina!Barba perfumada, e inconfundivelmente, bem tratada. Tinha charme, dizia as coisas no tom mais baixo, e sensual... Momentos de contenção do desejo; momentos de explosão do encanto... Momentos de pura e clara amizade... Momentos de desencontros, e desvios do interesse.


Com aquela criatura aprendi novas perguntas, e novas respostas... Aprendi a passar tempo, nas minhas Recreativas. Éramos amigos!


Passaram-se 30 anos.


Você é a minha saudade feliz!


Recife...

Acho o amor em cada rio.

Acho o rio, em seu mar ...

Acho o Fantástico , que me doía...

Acho a toca, onde a gente se encontra...

Uma toca oca...

Bombeada por um sentimento único...

Que o tempo respeita...

Não gasta, nem subtrai...

É sempre novo!






P.S.Vamos nos reencontrar , sexta-feira da Paixão ?


6 comentários:

amuen disse...

VC VOLTOU,QUE BOM ,TUDO QUE VC ESCREVE TEM A MAGIA DE NOS TRANSPORTAMOS AS NOSSAS MEMÓRIAS TRAZENDO A TONA ,AS NOSSAS LEMBRANÇAS ESCONDINHAS QUE NEN SE QUER SABIAMOS QUE EXISTIAM,SEJA BEM-VINDA. AMUEM

socorro moreira disse...

Obriga !


os sentimentos quando se cruzam geram luz !


Abraços.

socorro moreira disse...

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...
Prezada Socorro

Gostei muito do seu artigo. Você coloca um pedaço da sua história para o mundo todo conhecer. Nesta mesma época, eu e Magali estávamos nos instalando no Crato, numa das decisões mais acertadas das nossas vidas. Mudamos para Fortaleza no tempo certo e não vemos a hora de voltar. Parabéns pela qualidade de tão belo poema.

6:34 PM
Socorro Moreira disse...
Obrigada ,Carlos.
Minha vida foi cigana , mas não tão intensa , quanto a dos casais que a enfrentaram, com um grande amor , na direção do tudo !



Abraços.

7:13 PM
jair rolim disse...
Oi Socorro
Pura magia de encontros e desencontros. Voce extravasa o puro e o ingenuo do mais belo amor. Sei um pouco da sua autenticidade. Voce irradia felicidade nas suas palavras. Belo poema
Abraços
Jair Rolim

7:17 PM
Magali de Figueiredo Esmeraldo disse...
Socorro,

Muito bonito o seu texto. Lembrar o passado é reviver os bons momentos. Quando vier a Fortaleza nos avise, para marcarmos um encontro. Se desejar ficar na nossa casa, estamos à sua disposição. Será um prazer tê-la conosco.

Abraços


Magali

7:53 PM
Claude Bloc disse...
Socorro,

Tuas palavras são sempre cheias de vibração pela vida e alegria colecionada nos sorrisos que colheste.

Tua maneira de nos mostrar a ambiência, o cenário e nos depositar nisso tudo como "ouvintes-coadjuvantes" nos absorve e nos faz viver paralelamente nossas próprias lembranças...Puro encantamento...

Já com saudade me despeço...

Abraço,

Claude

9:05 PM
Socorro Moreira disse...
Carlos e Magali ,

Como vocês são generosos. Como é bom tê-los como amigos , e companheiros de vida !


Jair,

Velho colega de banco ... Aquele abraço !



Grande Claude,

Nunca pensei que ainda fóssemos passear pela vida,
com tantos versos e amigos em comum .

Salve , minha amiga !

socorro moreira disse...

Hallison Ranieri disse...
Oi Socorro, me chamo Hallison, sou cratense, mas estou aqui no Recife há 4 anos, sempre atento às notícias relacionadas ao Crato, entrei no Blog do Crato, e vi sua postagem a respeito do Recife, moro no Bairro do Espinheiro, moro em frente ao Restaurante Chinês da 48 e conheço estes locais que você citou,só não esqueça também do Marco Zero, no Bairro do Recife(mais conhecido como Recife Antigo)palco das manifestações culturais da cidade,e o Bar do Lulinha(Aconchego do Matuto)na Chora menino,fico orgulhoso de ver a cidade que me "adotou" estar sendo muito bem falada aí no Crato, um abração pra ti e todos os cratenses!!!

10:53 AM


Socorro Moreira disse...
Meu caro Hallison,

Com certeza somos de gerações diferentes... Mas isso não nos diferencia, no amor pela cidade nordestina, com tanta personalidade física, como o Recife. Os cratenses, na sua maioria , beberam e absorveram , as águas do Capibaribe e Beberibe. Na equidistância , entre Fortaleza x Crato X Recife, a gente sempre pegou o beco do Exu ou da Paraiba. Até o sotaque do cratense é mais prenambucano do que cearense . Mas, fiquemos , na imantação afetiva e cultural desses dois polos ...
Estive no palco de todos os frevos !
Morei no Espinheiro , na B.Vista (Manoel Borba e José de Alencar ); trabalhei na Dantas Barreto, e na Barão do Rio Branco ; estudei no Colégio Sagrada Família de Casa Amarela, e no Radier; vi "Dois Irmãos" e o Cordeiro ...
Menino , menino não acorde a criança , que ainda sonha !
E pra não dizer que nunca nos conflitaremos, diga-me, em segredo : Você torce pelo Sport ? Como eu ? risos


Quando entro na energia do Recife, chego cantando Edu Lobo, Alceu, Robertinho, Naná Vasconcelos, e até Dorival Caymim !Sem esquecer Mário Melo, Capiba, Banda de Pau e Corda, e a percussão , muita massa, do meu amigo, Luciano Pimentel, ex integrante do Quinteto Violado.
Recife é frevo, forró da Torre , ciranda de Lia, maracatu, Chico Science,e o resto da música brasileira !

Grande abraço !

Unknown disse...

Será que tive participação nesses eventos? Se tive, fico lisonjeado pelas boas lembranças. Pelas más, exijo o mais tardio dos perdões. O seu carinho ainda presente exibe, de forma ostensiva, a sua generosidade. Valeu por tudo!!!

Giovani
Veremo-nos na Sexta-feira Santa?

socorro moreira disse...

Ricardo,

Essas conversas de bastidores, teem gosto do vinho que celebra a vida.
Tim tim pela felicidade sem perdas... Apenas ganhos !


Até sexta-feira da paixão !