quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

"Águas passadas, movem os meus moinhos" - Por : Socorro Moreira


Eu tinha um amigo que adorava mulheres das pernas tortas. E dizia isso com toda razão.
- Imagine o enrosco dessas pernas no meu corpo.Encaixe perfeito !
- E as minhas panturrilhas humildemente , se encolhiam.
Estávamos no Amazonas. Os meninos tomavam cerveja em latinhas, salpicadas de sal e limão. Claro que eu ia de "Baré", e o tira gosto era Tucunaré. Tempo infernal e celestial. Chuvas diárias nas tardes.Banhos nas calçadas , no meio do mundo... Um mambembe coletivo, atiçado e resfriado.
Terra aonde a lepra se espalhava.
- Cuidado menino, com beijo de língua ; com mordiscadas na orelha ...(Cuidado para não engolir coisas alheias ).
E o tempo quebrava o relógio. A estrada era selva , e o rio navegável. Exuberância , nos passeios de lancha (50 hp). De uma margem para outra, nem se tivesse olhar de lince, ou pescoço de girafa... Só se via água e céu ... Um mar nublado, sem ondas, sem turmalina... Mas tinha a beleza das garças.
Nas noites , imperava o carimbó. Um violão mineiro...
Num grupo de dez, eu era apenas só !
Cansados das caças, fretamos um avião para gastar dinheiro no "Selton" de Porto - Velho. Os meninos esticaram o voo até Letícia , na Colômbia , atrás de Old Parr e "Saco Roxo".
Eu fiquei num salão de beleza, pintando os cabelos de vermelho.
Naquela noite , nos banqueteamos , depois de três meses, com filés ao molho madeira.
Digestiva foi a Discoteca . Sons de Tina Turner - Dancing Days.Uns remeleixos soltos, e ao mesmo tempo presos , nas meias de lamê.
Benditas diárias, que nos davam chuva, rio , peixe, castanhas e algumas mordomias.
Ontem assisti ao filme "Ensaio sobre a Cegueira ", baseado no livro de Saramago .
Evoquei todas as águas,
nas quais já me molhei.
Bendisse a vida.
Umedeci a pele,
folha seca da cegueira.
Agora posso fechar os olhos ...
Viver o que deixei passar.
Posso na vida ,
também adiantar o olhar.
Buscar-me, buscar-te...
Entregar alma em mãos ...
Confiar !

3 comentários:

socorro moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
socorro moreira disse...

Armando Rafael disse...
Socorro:
Suas reminiscências - escritas em linguagem simples, sincera, eivada de imagens subjetivas, mas com alcance objetivos - nos proporcionam a sensação de que fomos partícipes daqueles momentos.
É o onírico interagindo com a realidade monótona dos dias atuais...
Valeu...

19 Fevereiro, 2009 11:54
Socorro Moreira disse...
Armando ,
Um elogio vindo de você , me faz aflorar mais lembranças.

Fiquei feliz, viu ?

Abraços.

19 Fevereiro, 2009 13:02
José do Vale Pinheiro Feitosa disse...
O Armando já disse tudo. Senti-me igual. Uma amazonas falando de outra.

socorro moreira disse...

Claude Bloc disse...
Evoquei todas as águas,
nas quais já me molhei.
Bendisse a vida.
Umedeci a pele,
-chamusquei o olhar
folha seca da cegueira.
Agora posso fechar os olhos ...
-imaginar meu futuro
Viver o que deixei passar.
-Passo na vida
Posso na vida ,
também adiantar o olhar.
Buscar-me, buscar-te...
-Vislumbra-te no espaço
Entregar alma em mãos ...
-entregar-me por inteiro
Confiar !

11:11 PM
Claude Bloc disse...
Abraço,

Claude