sexta-feira, 4 de julho de 2008

Passado ... Não sei se perfeito !




Naquele tempo eu tinha 14 anos. Terminara o Ginásio , dançara o primeiro baile.

Calçei sapatos altos e usei batom , antes da hora... Fui precoce. Fiz tudo fora do tempo, e ainda hoje , por tudo isso , eu pago !

Quando terminei o Ginásio, outros também terminaram .

No Colégio São João Bôsco :
Eu , Magali Figueiredo , Francíria Alencar , Stella Brito , Walda Farias , Cristina Barreto , Regina Vilar ,Graça Aragão , Vera Batista , Márcia Barreto , Ione Esmeraldo , Joaquim Pinheiro ,Rosineide Ramos , Edna brito ,Tarcísio Leite , Ismênia Maia , Socorro Matos , Hugo Linard ...

No Colégio Diocesano do Crato :
Nilo Sérgio , Raulberto Onofre , Nacélio Oliveira , José Ricardo , Macário , Peixoto , Jose do Vale Feitosa ,Jesus Bitu , Anísio Coelho Mota , Silvino Neto , Marciano , Sérgio Belem , Wanderley Martins , Luiz Carlos , Haroldo Lino ,Bebeto etc.

No Colégio Estadual :
Leni Cariolano , Marcondes , Josimar Leonel , Ubirani , Alfredo Leite , Nildo Cassundé , Valdeberto , Terto , José Ro drigues , etc

No Pio X :
Ana Maria Dantas , Eunilda Dantas , Franceury Teles , José Sérvio , Maria Luiza ,etc

No Madre Ana Couto : Míriam Calou , Marta , Graça Barreto , Marlúcia Brito , Socorro Pinho ,etc.

No Colégio Sta Teresa , lembro de Ângela Brito , Marta Bitu , Socorro Melo ... e pronto !

Não dá pra esquecer , os nossos contemporâneos !










Tinha nessa foto , o amadurecimento dos 40 anos. Cara limpa , e muito frio. Um olhar inquieto , como a serra Petrópolis //Rio .





Aos 39 anos , já tinha andado bastante ! Esta foto foi tirada numa passagem de férias pelo Cariri (Clalé do Serrano). Estavam nesta roda , Carlos Rafael , Alda , Normando ...





Aos 23 anos eu tinha todo o potencial de uma mulher- pássaro. Mas estava engaiolada , e mãe de 3 filhos , ainda meninos .






A minha maior saudade : Brincar com os meninos , numa rede ... embalando-nos ! Dormir um mesmo sono , sonhar um conto de fadas !





Por que minha cama ficava vazia ? Por que já fumava tanto ? A bagunça singela de um cotidiano alegre , pelo choro e riso de crianças !





Saindo para o trabalho. Banco do Brasil em Crato. Um ano depois desse dia , peguei um pau-de-arara , e sumi do Crato. Voltei nos anos 2000 ... década , em que ainda vivo !
Tempo do leiteiro à cavalo
do padeiro no carrinho
do pirulito na tábua
das verduras no balaio!
Mingau na mamadeira
papa no dedo
chupeta no beiço
passeio na calçada
com pijama flanelado;
Casa varrida e aguada
cheriro de café torrado
chão de tijolos
casa sem forro
urinol nos quartos
banho de tina
gritos da patroa ...
respostas da empregada :
O que fazer pro almoço ...
carne guisada ou torrada ?
E o pilão comendo fogo !
E o abano cansando todas as mãos...
e a boca soprando brasas !
x
Soltar barcos de papel
na rua alagada das chuvas ...
Chorar a morte do soldadinho de chumbo
da Branca de Neve envenenada
da Bela Adormecida,
no sono do fuso encantado...
E eu , Patinho Feio,
querendo presentear meu gato
com uma bota de mil quilômetros !
x
Meu relógio interno,
volta no tempo ...
Colo pedaços de encontros
e apago desencontros
Colo certezas ,
e apago dúvidas
Corro lentamente ...
Faço tudo ,
que a liberdade permite :
Amo , indefinidamente !
x
O silêncio é linguagem
que a minha tagarelice estuda ...
Ainda sou crua , na impaciência
E longe de ser aquilo que aspiro
Nem sempre tenho o discernimento
Sou inacabada
mas nunca desisto de talhar a minha sorte
com a minha própria arte !
E sigo a minha trilha
lutando pra não perder ...
O fio da meada !

5 comentários:

Ângela Lôbo disse...

Nossa, mas tu passaste por muitos colégios! Pelo visto, a inquietação não é de hoje...
Vendo as fotos, bateu saudade, essa que está contigo é Graça Solon, onde anda ela?
Se papai estivesse aqui, certamente iria te contestar com relação a "urinol nos quartos". Ele tinha uma bronca tão grande que fez questão de não deixar um quarto sem banheiro nesta casa. Já no fim da vida, coitado, ficava tão sem jeito quando pedia o papagaio...

socorro moreira disse...

Ângela ! Só estudei no S.João Bosco , criança !

Mas.claro era antenada com toda aquela moçada ! Até os 7 anos , o meu banheiro foi comum !
Depois tive muito conforto ,,, e até banheira com sais de banho.
Mas sou do tempo da latrina ... Ainda bem que passei por todos os chãos , e agora voo nas lembra~ças !

Você já pertence a minha turma de alunas ... Quem manda ser baby ? Portanto.... não me fale de frio , porque ficou "velhinha ". Eu , hem... nem terminei minha infância !

Carlos Rafael Dias disse...

Socorro,

Amei o texto e as fotos. Inclusive, já tinha reivindicado esse "ensaio" aqui neste blog.

Mas, agora, quero contar um episódio recente. Meu bebê, P.R., de dois anos, passou mal. Vomitou sem parar. Levamo-o para a pediatria do Hospital São Francisco. Um médico jovem nos atendeu. Seu nome: Victor Arturo Moreira Bonates. Disse pra Fran: esse eu conheço quase que de menino. O atendimento foi impecável, e nem foi preciso apelar pra nada. Senti orgulho dele e de você.

PS.: O bebê tá bem.

Dihelson Mendonça disse...

É Feliz quem tem fotos e memória.
Parabéns Socorro pelo lindo ensaio.

Tenho pouquíssimas fotos da minha infância, e so me lembro das partes ruins com detalhes, embora eu me lembre de algumas poucas aos 3 anos de idade, e de um evento aos 2 anos, quando "tirei uma foto".

Gostaria de me lembrar do nome de todas as pessoas que já foram meus colegas, pois pra mim, foi um dia desses... o tempo mal passou...e para completar, esqueci de ir para a aula da saudade que eles organizaram recentemente.

Talvez por isso possuo paixão pela fotografia e a arte de registrar o tempo seja lá de que forma.

Bjus!

Dihelson Mendonça

socorro moreira disse...

Tão bom encontrá-los por aqui... Tão bom !
O tempo não muda a gente ... só acrescenta !

Beijos !
Amo muito os meus amigos !