quarta-feira, 2 de julho de 2008

Um poeta , um rabisco e um livro !


Fins da década de 90. Noites sem buscas . Sono sem sonhos.

Surtei ! E , como toda loucura tem perdão , pequei !
Pequei , visitando um mundo longe dos meus sentidos ... Um mundo que parecia ilusão .
Teclado ágil e nervoso , num chatt ... E como quem se atira no mar , mesmo sem saber nadar , mergulhei !
Nick fantasiado de deusa ... Nem eu conhecia o personagem , que o momento criara : Sauska !

Passados os primeiros tempos , corria célere , entre os estranhos , que aos poucos se tornavam amigos , comadres , admiradores , e amantes .
Perseu , sem Danãe , entrava e saia , com sua prosa e seu verso , atiçando estrelas ...Atiçava toda a gira , atiçava o frevo , e o samba !
Acompanhei sua rima com atrevimento , arte e desastre !

Com o exercício diário , as energias entram em sintonia , e produzem ditos ... Falas e verdades ... Conversas soltas , que entoam cantos.
Fui dizendo , fui ouvindo , fui criando , fui colando ...
Uns meses depois , salvos alguns rabiscos , pincei o que dizia o mito ; estruturei a poesia , e devolvi-lhe , como uma fotografia , num livro encapado .


Foi um presente surpresa ... Ele se viu poeta , (como na realidade era... ) e a partir desse insentivo , publicou seu primeiro livro.


Numa página , em dedicatória , escreveu-me veladamente , e chamou-me de Clemência .
Esse texto , ora transcrevo ... e que fique na história !
"O Homem e o Livro "
Era um homem , isso posso afirmar. Apenas mais um , e seu virtual personagem a andarilhar .Suas conversas valeram escritos .Talhou suas falas em corpos de árvores , chão de estradas , areias de praia , nos rostos dos rochedos , em folhas de outono , que voam pelo céu.Por onde andava fazia da natureza , páginas do seu livro.Deixava suas marcas de interna e pessoal felicidade .Alguns e tantos , por mera curiosidade , colheram seus versos. Poucos , entretanto os guardaram !
Um dia , numa noite de lua cheia , este homem vestido do seu personagem, gravou no corpo de um sabugueiro um nome : Doce Clemência .
E a partir desse dia , andarilharam em versos : o homem , seu personagem e Clemência.
Caminharam para além da realidade, e construiram um mundo , centro de um livro. Lá existem castelos , pontes , montes, árvores , frutos , céus , oceanos , caminhos , pessoas , sonhos ... tudo em corpos de papel !
Um livro , na forma de mulher ...Um mundo , em um livro !
Homem e seu personagem habitam esse livro... Morada de desafios , longe das nossas mãos , presentes na alma e no coração. .. Num ponto , onde tudo se aquieta ... !

















Nenhum comentário: