quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Família - Socorro Moreira


Família

Valdenora é o tronco .
Ainda jovem , nos seus 80 anos. Parece menos, muito menos ... Com aquela pele linda , lisinha e sem manchas , que todas as filhas desejam !
Ela diz que a herança da mãe foi a paciência... Pediu tanto , que recebeu a graça de tê-la.
Da Valda queremos quase tudo : integridade moral , espiritualidade , lealdade , simplicidade e
beleza da alma !
Foi mãe de muitos, embora tenha gerado dez , e criado seis. Sou a primeira da fila .Depois chegou Verônica , Zélia , Alfredo , Teresa e Catarina.
Uma casa feminina é sempre zoadenta , cheia de conflitos. Aos poucos fomos nos harmonizando , e expandindo amor , nas gerações seguintes.
Minha família ( filhos , noras e neta ) já perfazem oito...Verônica cinco ; Zélia doze; Alfredo cinco; Teresa três e Catarina seis...Tudo , ainda por enquanto, porque em progressão aritmética , a prole vai crescendo ...não pára não !
Todo mundo tem sua vida , ninguém interfere na vida uns dos outros ...Parece que o respeito impera na família. Nos reunimos ao redor dos bolos , das ceias de natal , ou no dia a dia , em pequenos comitês : cadeiras na cozinha , mesa de jantar , ou estiradas na cama ( que é o melhor lugar).
O ponto de interseção é a indomabilidade !
Ninguém se deu bem demais , nem de menos. Nem aristocráticos , nem burgueses , nem proletariados. Eu diria que , politicamente , somos mais anarquistas ( como o papai ), do que qualquer outra coisa. A maioria cozinha , e gasta a renda familiar , no supermercado. A maioria , no sangue de índio, adora uma rêde , e a comodidade. Não falta o carteado , novenas pra alcançar uma graça , risos e choros , e a disposição guerreira de cuidar da vida , da melhor maneira. Temos qualquer coisa de boêmios ... Gostamos de música , adoramos cinema ...Comemoramos todas as datas, com ou sem dinheiro .
Todos gostamos dos nossos cantos ...de dormir , na própria cama ...Ninguém mistura os trapos.
Vivemos a independência , mesmo aquietados , amorosamente , sob as asas da nossa mãe d'água , que não consegue livrar-se da preocupação com a nossa felicidade , e ainda tenta , de um jeito ou de outro , suprir as nossas carências.
É assim família ... Um pouco José e Maria...Cristo e apóstolos ... além dos primos , parentes e aderentes. Diria que a composição é judaico-cristã , apesar dos dissidentes !
Exatamente assim vive a maioria dos brasileiros. Numa peleja eterna...
Uns nascem , outros morrem ...uns sofrem , outros choram. Nos intervalos, gargalhamos momentos , e celebramos a vida , em nome do amor que resta !

Nenhum comentário: