quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Nos ares do Lameiro- para Samuel Araripe.


(Esse texto foi encomendado pela minha mãe: Valdenora Moreira.)
Ossean e Moreirinha foram amigos , desde meninos , quando usavam calças curtas.Tornaram-se adultos , e a amizade persistiu.
Viajaram . Hoje certamente estão num mesmo canto, retocando o afeto,nos planos da eternidade.
Em 1954 , o Crato amanheceu espalhando a coqueluche em todas as casas.Ouvia-se uma orquestra de roncos e desafinos...A garganta e os pulmões nunca trabalharam tanto !
A Medicina , usava como terapêutica , mudança de clima. Meus pais cansandos das noites insones com o barulho rouco do tambor humano, entregaram os pontos.E aí a benção caiu do céu , e foi parar nas mãos de Dr.Ossean ( padrinho de Verônica , minha irmã). Acodiu-nos com uma casa no Lameiro , por tempo indeterminado , até que o sossego fosse restabelecido. Pra facilitar a nossa locomoção , nos emprestou um Jeep _ Ford 51 , e a chave ... Na caçamba , repleta de trecos , até tupi ,o nosso cachorro,encontrou espaço .
Botei o pé na terra . Fiz amizade nas redondezas ...
Eu tinha menos de 3 anos ,mas esse tempo de férias e de cura , nunca me saiu da lembrança.
O cheiro das mangas , o doce das siriguelas vermelhas ,o jatobá , que o meu avô Alfredo reverenciava , plantado na casa grande dos Araripe /Alencar.
Caminhava até achar umas levadas , aonde a gente mergulhava , mesmo sem saber nadar . O rosa das trepadeiras , as cercas , o bananal ... Bucólico cenário , que eu lia nos contos de fadas , e a minha imaginação compilara . Brinquei com as bonecas de pano , da menina do vizinho Fugia de casa pra lá , e lá ficava . Perdida num conto , que eu não sei contar.
Maria ... Quem sabe , ainda mora lá ?
E Dona Maria do Céu com aquela voz mansa e delicada era cúmplice da generosidade do marido. Comadre ... falava pra minha mãe ... As meninas melhoraram ?
O Ossean do meu pai nem era político , nem era rico ... Era sobretudo o nosso amigo !
Um ano depois veio a se eleger Prefeito do Crato. Enfeitou a Praça da Sé com um lago e patinhos ,deu uma ajeitada no Parque Municipal , nosso bosque oficial. Depois foi Deputado,deputado , deputado ... E a ponte Brasília X Crato , na época foi acessada !
Em 1986 meu pai começou a morrer. Lutou um ano pra continuar a viver ... Dr ossean quando não podia , mandava Samuel ... A presença dos dois se alternava. Apoio moral e material nunca faltaram !
Dr Ossean fez parte de parte das minhas construções mais felizes.
Polvilhava bolsas de estudo por todas as casas , inclusive naquelas que votavam em Seu Pedro Felício ( grande político da nossa cidade).
No Crato de então , o ensino era priorizado , e a urbanização também !
Samuel retomou o caminho. É gestor da cidade mais linda do mundo, aos olhos dos que a amam !
Que Deus o ilumine para que possa fazer uma administração promissora , nesses próximos 4 anos !

2 comentários:

socorro moreira disse...

Mônica Araripe disse...
Adorei ler as lembranças da sra. D. Valdenora, não estou com Samuel agora, mais tenho certeza que ele vai se emocionar lendo, vou mostrar também para Maria do Céu.
Obrigada Socorro.
Bjus,
Mônica Araripe

4:04 PM


Socorro Moreira disse...
Pois é Mônica , a amizade entre os nossos é quase centenária !


Beijo

4:11 PM


Mônica Araripe disse...
Pois acho que temos que marcar um encontro para bater grandes papos.
Bjo grande,
Mônica

Zélia Moreira disse...

Amei...
Meu pai ficaria muito feliz com essas palavras.
Ele era extremamente verdadeiro com as suas amizades.
Continua escrevendo menina.
A nossa história precisa ser resgatada.(Crato amado!!)
Abraços!