quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A Rua Senador Pompeu





Lili Moreira , na esquina da Usina
com seus tangos , em contra-ponto
com os hinos da Igreja.
"Mano a Mano"...
"Oremos Deus " !

A distinta família Calou
Seu Calasans , Dona Mariquinha
e a prole numerosa ,
que eu adotei como minha :
Kleber ,Ênio , Chico , Flaviano ,
Fernando,Carlotinha ,Salete ,
Sônia ,Helenice , Socorrinha ,
Míriam e Verinha.

Bem pertinho dessa casa ,o salão Paroquial ...
E o Instituto São Vicente
um centro educacional.
Dona Anilda ,Dona Alda...
Lapidando com jeitinho
ensino fundamental.
Celebrando a alegria
tinha o Pe.Frederico
- Um mito !
Distribuía balas e pitos...
Sermões em brados e risos
Naquela escola-modelo ,todos nós nos conhecemos ...
Por um tempo ,ou por uns anos ,
enquanto dura , a infância !
Os filhos de Dr. Anibal ,de Eneida Figueiredo,
De Jeferson Albuquerque
e Letícia Figueiredo.
Dona Almina , Dr. Borges,
Raimundo Maia , Teresinha Pirão,
Hermano Teles , Paulo Frota,
Derval Peixoto , Ossian
Chico Alencar , Moreirinha
Seu Hubert, Edméia , Nemésio,
Os Teixeiras e os Higinos...
e outros que eu não lembro.
Quem não amaria uma escola
com parque de diversão,
campinho pra jogar bola
episcina ?...Mergulhos na ilusão !
Professoras como
Almerinda e Lúcia Madeira
Dona Célia e Nadir Brito
Severina Calou ( tão bonita !)...
Todas muito competentes,
nos ensinaram que a vida,
depende da base feita !
No expediente noturno
Adultos tinham sua vez
Um sacrifício bendito
apostado no saber.
As festas de São Vicente ,
glorioso padroeiro,
tinham quermesses e bingos...
Bebidas acondicionadas ,
no monstro das geladeiras,
que eram à querosene.
Sinto o gosto desse tempo
me animo nas lembranças
coloridos celofones,
envolvendo algumas prendas ,
que seriam leiloadas,
para apurar o dinheiro.
Valia tudo :
galinha assada, bolos,carga de rapadura,
cachos de banana ,sacas de arroz ,
e a voz de Célio Silva,
que bem se fazia ouvir.

No pedaço dessa rua ...
o oitão da nossa Igreja ,
e os famosos Oitis ...
A sombra da nossa paz ,
brincadeiras e folguedos,
e o gosto de ser feliz !

Um Hotel familiar ,vizinho a Seu Pitias...
Pai de Dr.Dalmir,de Derval e Seu Delcy.
Vizinhos da minha casa
moravam Seu Antonio Leite,
Maria e Dona Expedita...
Tia Didita ,como a chamava
Salete e Vera Leite.
De noitinha , a calçada
de gente se apinhava
Cadeiras enfileiradas,
acolhiam os namorados,
que namoravam direito!
A meninada , se esbaldava ...
na macaca , na corda,e na roda ...
parecia que sabia
que o tempo passa ligeiro!

Em frente à Juarez Távora ,
uma pequena concentração
de personalidades...
Rosa Amélia , Seu Orestes ,
e a pensão do Misael.
Misael era famoso
pelas mentiras contadas
Mas tudo inofensivo...
Mal a nada,nem fazia ...
Estórias de pescador,caçador ...
A gente nunca confia !

Mais na frente ,o antigo Clube Social ...
E a feira da rapadura ,da corda , e do sisal.
Casa do gerente das Pernambucanas ...
Sons de Charanga ...
Cadê Henrique,minha gente ?

A velha Pasteur,
sem olhar para o Banco do Brasil ,
e desconhecendo totalmente,
a Pague Menos e a Gentil!

Dona Mundinha Saraiva,
na cadeira de balanço,
quando era de tardinha ...
Parecia bem quietinha !

Siqueira Campos...
-A praça dos nossos sonhos !
Que inveja dos Lins...
Fernando , Luiza , Isavan ...
Moravam na sua beira ,
de longe ,a gente via !

Enfim , o quarteirão dos mais societes:
Dona Nadeje ,as Arraes...
Altanita Brito ,Ramiro Maia .
Seu Alfredinho , Seu Pierre ..
.A formusura das gatas ...
ou era das garças puras ?

A Penitenciária ...
A Praça da Sé ,e a rua acabava . ..

Um pouco de tudo
de uma ponta a outra ...

A vida se mistura
Como o melado da cana,
numa salada de frutas !

5 comentários:

Claude Bloc disse...

Socorro,

Você sempre toca a alma da gente com suas palavras... Não está lindo seu texto, está simplesmente es-pe-ta-cu-lar !!! Cada um deles é uma viagem no tempo. E que maravilha viver!!

socorro moreira disse...

Claude ,
Você é literatura ...
Eu sou o cordel da feira ...
A cigana ,
que passa na porta da Igreja . Faz o sinal da cruz apressado , e pede perdão pelos pecados gramaticais !

socorro moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
socorro moreira disse...

Poetisa querida do nosso Crato.

Fiz uma enorme tentativa de me lembrar de você. Pois deixei o Crato em meados de 1970 - quase 4 décadas atrás. Antes que eu esqueça nascemos no mesmo ano 1951. Hoje, moro no município de Cotia cidade da grande São Paulo. Lendo teus bons textos tomo ciência, você morava na city, enquanto eu era caipira lá do final do Crato.
Olhei tua foto em teu blog te achei um pouco parecida com Airles, filha de dona Rosa Mariano. Infelizmente minha memória visual não consegue te alcançar na tua idade adulta. Com certeza se eu visse uma foto de outrora iria lembrar de você.
Morei até meus 7 anos na Praça da Sé e aqueles pirulitos do teu tio Vicente eram saborosos demais. Não acredito que alguma criança do Crato não tenha provado deles. Muitas vezes pensei em tentar fazer, mas cadê a receita? Naquele tempo, brinquei muito com Altina Maria e o nosso dinheiro nas brincadeiras eram folhas dos pés de oitis. Certa vez um primo muito peralta foi até a mercearia, pediu alguns pirulitos e antes de sair correndo deixou aquelas folhas como pagamento. Esse primo era um transtorno pois nos ensinava a esticar balhadeira(?) - por aqui chamamos estilingue - simplesmente eu era o próprio alvo de uma pedra para sua diversão.
Os nomes dos teus pais não me são estranhos
É bem provável que sejamos pararentas porque minha avó paterna que morava na Rua Miguel Lima Verde cujo nome de solteira era: Zulmira Moreira Pequeno, irmã de Padre Albuíno, tinha uma irmã Nininha casada com Pedro Pereira. Mas, este tio padre vivia aqui por São Paulo. Durante anos minha avó teve um bazar que se chamava Bazar das Novidades. Depois, de um lado da casa ela alugou para uma camisaria, do outro lado era o consultório dentário do Dr. Citó. Quando ela e minha tia Maria Luiza foram morar em Recife, 1962, Raimundo Maia comprou a casa e construiu um prédio. A casa era comprida, de quintal grande com muitas fruteiras, tinha até uma parreira. Jamais esqueci os bons momentos e a comodidade daquela casa simples do interior, que tinha um bom jardim interno na lateral da casa, vez por outra com direito a visita de um beija-flor.
Vou procurar lê teus poemas anteriores. Você já publicou teu livro? Sucesso para você.
Uns 3 ou 4 anos atrás fui com minha irmã em Itajubá-MG. Foi uma viagem vapt-vupt somente para almoçar e conhecer a cidade. Na praça central encontramos uma poetiza muito simpática que nos contou muito da cidade e como não podia deixar de ser, compramos seu livro.
Abraços
Glória

.

socorro moreira disse...

Henrique disse ...
Estou a serviço da Funasa em Boa Vista RR, e estou hospedado na residência de outro amante do Crato. Ele é Everardo José de Lima, morou na José Carvalho, e estudou no Grupo Francisco José de Brito.
Ele passa a tarde toda no computador, justamente no blogdocrato. Ele me chamou e disse que Você estava mencionando a Rua Senador Pompeu , falou do gerente das casas A Pernambucana, o som da charanga e para me deixar mais emocionado, pergunta "onde anda Henrique , minha gente"? Minha filha, é muita emoção.Passei então prá ler os comentários. Outra grande emoção. Os comentários foram de Carlos Esmeraldo, muito amigo.
Eu queria, se fosse possível, e-mail ou nº de telefone de Carlos Esmeraldo, Eneida, Louro de Aníbal ( Luiz Alberto ), Vicente Pierre, etc. Ficarei grato.

Um abração,
Henrique.