domingo, 7 de junho de 2009

" I've Got You Under My Skin " -Por Socorro Moreira




Domingo com Frank Sinatra.
Caprichei no almoço. Fiz camarão ensopado, arroz à grega e salada de acelga. Salguei o molho. Não sei se a batata salvou o paladar. O sal precisa de mãos leves e olhos experientes. Costumo tê-los, mas hoje eu errei a mão, e consertei o prato com os meus olhos de fome... Nem por isso menos exigentes.
Lembro a minha mãe e os seus conselhos: “a gente conquista o homem pelo estômago”.
Engordei meus amores. Quando aprendi a cozinhar, já me faltava a magia da sedução. Alimentar um amor faz parte do kit de manutenção. Está fora dos preâmbulos... Nos primeiros tempos visitamos juntos os rangos de todos os restaurantes.Depois utilizamos a verba, no supermercado, lotando o carrinho de temperos exóticos, vinhos e latinhas especiais.Já comprei “ Chat neuf du pape “, figos Ramy, tâmaras, “ Drambuie”, nozes...Já flambei meus quitutes com o melhor dos destilados.Depois começa a simplificação: café com torradas, baião de dois com ovos caipira, carne de sol com macaxeira, guisado com batata doce... E esse trivial, representado por café com pão, arroz e feijão, bife e batata frita é o cardápio que segura a união.
Minhas experiências culinárias evitaram doenças primárias, como: anemia, gastrite ... Ficaram as mais complexas: diverticulite, diabetes, hipertensão...
Agora sou adepta do arroz integral, do mingau de aveia, das sopinhas de legumes, frutinhas, integrais e grelhados. Saudades da quase total irresponsabilidade alimentar. Dos biscoitos amanteigados, dos molhos a quatro queijos, da comida incrementada com tudo que não pode.
Tenho a limitação da paixão... Ou melhor, tenho a transcendência da paixão. Ela hoje é ocular. Observo-a nos personagens do cinema e das novelas. Sei que representam um papel. Um papel que vivi, sem representar.
Frank continua na agulha. Danço em pensamento, e desacompanhada. A fila é finita. Não tenho um par de olhos que me enlace. Tenho um par de óculos, que me fazem enxergar o que está próximo. Rodopio, na ponta dos pés... “I’ve got you under my skin”.
Matematicamente não voltarei a ouvir todos os meus CDs, nem tão pouco aqueles, que ainda comprarei, por mais de uma vez.
Assim conto o tempo que me resta. Assim conto o que farei da vida nos intervalos do dia.Conto os tempos das surpresas. O melhor da vida é o que está fora do script... E o pior é o que está fora também.
Que venham as chuvas
Que venham os silêncios
Os encontros ensolarados
Os sonhos por baixo das cobertas ...
Olho a Chapada nesse marasmo domingueiro. Parece estática.Mas tudo é móvel , e é passado.Como é passado a manhã desse dia, que já se fez tarde, e precisa da noite para amanhecer.

6 comentários:

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

E nem pouco,
Em teus pequenos adeuses,
davas contas da quase perdição,
do lugar da música em tua vida,
das saudades que ela,
não não mais inspirava.

E com teus temperos,
complexos ou repente da simplicidade,
cozinhas a eternidade,
com as notas musicais,
deste Sinatra,
Frank como teus olhares volúveis.

socorro moreira disse...

Tão lindo , comentário em versos !

camila arraes disse...

Socorro
Sempre que "te leio", um carnaval de emoções explode dentro de mim!!! Obrigada pelas palavras sempre tão bem empregadas.
Beijo, Camila Arraes

socorro moreira disse...

Camilla querida,


Com certeza nosso universo afetivo é parecido.


Um grande beijo.

Edilma disse...

Querida amiga
Sempre que leio você
Onde quer que escrevas
Com tempero ou com sal
Ocasião que bem conheço
Repleta de surpresas culinarias
Rodeada de músicas inesqueciveis
Ondas de calor multiplas..

Mas sem pretenção alguma
Olhar o comentario
Recitado em versos
Inimitavel do Vale..
Repleto de verdades
Adormecidas e na noite vividas

socorro moreira disse...

Mas que baixinha danada ! Verve poético à flor da pele.

Abraços,Edilma querida !