quinta-feira, 9 de julho de 2009

Curiosidade: Hoje comemora-se ... Por :Norma Hauer



REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA- SP


A data de 9 de julho é feriado em São Paulo, mas não foi sempre assim; muito pelo contrário. Durante a ditadura de Getúlio Vargas era proibido comemorar a data, visto que foi a 9 de julho de 1932 que eclodiu o movimento constitucionalista naquele Estado.

Nem mesmo era permitido colocar a bandeira do Estado nos prédios públicos (ou mesmo particulares).

Para Getúlio o País era um só e os estados não podiam ostentar bandeiras.

Aqui quero deixar algo que é de minha seara: a letra de uma música de Braguinha gravada por Almirante, em que dois assuntos relacionados àquele movimento serviram de inspiração ao nosso Braguinha:

um trem blindado, enviado daqui do Rio contra os revolucionários e um "canhão misterioso", bastante explorado, mas ninguém sabia do que se tratava.

Assim,veremos a letra de


"TREM BLINDADO":


Meu bem pra me livrar da matraca,

Da língua de uma sogra infernal

Eu comprei um trem blindado

pra poder sair no carnaval.

Mulata por seu encanto

Muito eu levei na cabeça

Porém agora eu duvido

que isso outra vez aconteça

Do seu falado feitiço

,Eu pouco caso hoje faço.

Mandei fazer em São Paulo, mulata,

um capacete de aço

Mulata quando eu te vi

Logo pedi anistia

Pois os teus olhos lançavam

Terrível fuzilaria.

E pra ninguém aderir

Ao nosso acordo amoroso,

Mandei trazer de São Paulo,

mulata,

um canhão misterioso.


Também Assis Valente, quase "entrou em cana" por compor um samba de nome "Para Onde Irá o Brasil?", que foi a segunda gravação de Carlos Galhardo, então iniciando sua carreira.

As autoridades de então, retrógradas como sempre, detiveram Assis Valente para que ele explicasse o que queria dizer perguntando: para onde irá o Brasil?

Brasil, o Rei Momo desta vez é que manda perguntar:

Onde estão as fantasias

De ouro e pedrarias

Que fizeram p’ra te dar?

Tomaram o teu chapéu de couro

E te deram capacete,

Te fizeram guerrear.

Brasil, Brasil,

Onde é que vais parar?

Já que não te deram nada

que te possa dar vantagem;

Trouxe um samba de mascote

Que nasceu da malandragem.

Dar-te-ei meu violão ,

Que é de todos invejado, oi

”Pra cantares, ó Brasil amado

O teu feliz passado(ih, que bom!)


Por via das dúvidas, o samba só foi liberado após o término da revolução, vencida pelo Governo federal, ou seja Getúlio Vargas.


Foi a 9 de julho de 1901 que nasceu JORGE FARAJ.

Grande letrista de nossa música popular.Era aquele que tomava o trem das professoras como "um vagalume atrás dos astros", vindo da boemia.

Ele de fato fazia o que cantou em sua música "Professora" e a professora verdadeira, sabendo do caso, quis conhecê-lo, mas o achou feio e não se interessou por aquele poeta feio por fora, mas belo por dentro.

Despresou-o.

Hoje nem sabemos quem era ela, mas sabemos que Jorge Faraj foi um dos grandes letristas da MPB, compondo, ao lado de Newton Teixeira, "A Deusa da Minha Rua", onde uma "poça dágua era o espelho de sua mágoa".

Também cantou aquela que "era do morro a mais famosa flor, todo mundo cantava em seu louvor, todo mundo "Menos Eu".

Com Custódio Mesquita compôs "Preto Velho", cuja sombra passava e todo mundo fazia chalaça".

Com Benedito Lacerda compôs "É Quase a Felicidade" e ".. E a Saudade Ficou lâmpada triste..." Com Roberto Martins compôs "Último Beijo", a música que me fez "descobrir" Carlos Galhardo.


Jorge Faraj, como muitos de sua época,era um boêmio, que trocava o dia pela noite e acabou tuberculoso, mas para alguém que adquiriu essa terrível doença, viveu bastante :

62 anos, nascido que fôra em 9 de junho de 1901.Lembro-me que quando ele faleceu, apenas uma pequena nota saiu nos jornais, assim:"foi sepultado ontem, no Cemitério de Irajá, o compositor Jorge Faraj, autor de "Professora".E nada mais.

Fosse ele "americano" daquele país ao norte do Equador a notícia sairia com "letras garrafais".



POR : Norma ( Membro da Comunidade História & Música )


* A música é o espelho da época !


Nenhum comentário: