terça-feira, 7 de julho de 2009

O Universo da Educação - Anos 70 - Por Socorro Moreira




(Fotos do acervo de Pe. Roserlândio)

A minha geração foi privilegiada com a qualidade de mestres como Alderico de Paula Damasceno, José do Vale Feitosa , Luiz de Borba Maranhão , Mons. Montenegro ,Dr. Borges, Vieirinha , Pe. David, Jose Newton Alves de Sousa, Vera Lúcia Maia, Dona Astrês, Elsa Ramos, Hermógenes, Auzir, José Nilo, entre tantos outros.
Será saudosismo, em demasia, chorar de saudades desse povo ?
Responsáveis pela nossa base acadêmica , deixavam-nos no dia a dia , as lições de vida e conhecimentos.
É só fechar os olhos , e a minha memória localiza de imediato a voz, a frequência , os ensinamentos desses homens iluminados.
E a resultante nem poderia ser melhor, haja visto o potencial daquela moçada , hoje revelado em prosas, versos e melodias... Como é o caso de José do Vale Pinheiro, Zé Flávio, Claude Bloc , Armando Rafael ,Edilma Rocha , Carlos Esmeraldo, A.Morais ,Thiago Araripe, e tantos outros.
Convivemos com diversas gerações , inclusive pessoas do século XIX e XX .
Não é à toa que uma tempestade de lembranças e informações venham à tona, a toda hora, sem que isso nos aliene da realidade presencial.
Tenho orgulho dos meus amigos , dos meus parentes , e dos homens da minha terra, em todos os tempos !

2 comentários:

Edilma disse...

Socorro,
Quanta alegria em recordar e rever alguns dos nossos mestres,
professor Alderico Damasceno, Professor José do Vale, Monsenhor Montenegro,Professor José Newton, Professora Vera Lucia, Professora Dona Astrês, Professor Alzir e Hermógenes. Quanta qualidade, e como fomos felizes em receber ensinamento desse porte.
Daí vem a nossa educação e o respeito pelas pessoas.
Concordo plenamente com você em tudo e não é a toa que hoje surgem os resultados dessa equipe nos talentos culturais do nosso Crato.
Parabéns !

socorro moreira disse...

Pois é ...
Esse povo existiu nas nossas vidas !


A Fotografia é uma arte fantástica !