domingo, 12 de julho de 2009

Mensagem para Claude, Socorro Moreira e Edilma.

Acima: Claude Bloc


Acima: Socorro Moreira

Acima: Edilma Saraiva

Nas últimas semanas eu tenho observado o comportamento da humanidade mais de perto. O discurso e a prática. Aqueles que falam em Deus, mas praticam o mal. Aqueles que se aproveitam das pessoas, quer por meio da bajulação, ou de uma circunstância, para revelar-se quem realmente são. É nas horas mais únicas, diferentes do dia-a-dia que conhecemos o verdadeiro caráter das pessoas. Estou tão farto de gente ruim, que penso que as pessoas boas devem ser preservadas. E penso até que as pessoas mesmo não estando em cem por cento de concordância, devem se unir para que se combata o inimigo em comum.

Na verdade, temos muitos inimigos, sendo muitos, os preconceitos, a ganância, as vaidades, a impureza de coração, a falta de humildade, o MÊDO, o não assumir-se, e a falta de outras virtudes. Esses, eu considero os maiores inimigos do homem, muito superiores às diferenças raciais e outras, porque é do mal interior que geralm-se os males exteriores, como o ódio, que é o principal sentimento nocivo à humanidade.

Há poucas semanas, eu publiquei algumas fotos no Blog do Crato, colhidas numa bela tarde de Junho, quando Eu, Claude Bloc, Ninha, Socorro Moreira e Edilma Saraiva passamos horas de pleno prazer, alegria, e muita leveza, após uma noite linda de confraternizações. Desta tarde, colhi algumas fotos das mesmas, como quem colhia flores, que ao ver depois em casa, na tela, gostei bastante do caráter artístico, pelo uso de uma lente grande angular, e pelos ângulos inusitados, pela proximidade, como a querer entrar dentro delas e revelar as alegrias e a alma. Fiquei muito feliz e orgulhoso pelo trabalho, escolhi algumas que julguei as melhores, e publiquei no Blog do Crato como objeto artístico e um marco do que foi a tarde.

Qual não foi a minha surprêsa, quando soube que a publicação destas causou revolta nas minhas queridas amigas, que até hoje guardam um certo rancor de mim por isto. A situação já foi exaustivamente debatida, bem como os reais desígnios da arte, inclusive a fotográfica nos Blogs do Cariri, e o resultado é que tudo ficou uma coisa não resolvida e muito chata.

Tenho conversado via e-mail com a Calude Bloc, e da sua parte, disse-me que este episódio já passou, e que "bola pra frente". Entretanto, já não sinto o mesmo tipo de atitude nem comportamento amistoso por parte da Socorro Moreira, nem da Edilma Saraiva, que continuam com um tratamento frio e distante.

Pelo fato de eu ter mantido por elas desde que as conheci, um permanente carinho e reconhecimento como algumas das melhores pessoas que já conheci na vida, estranhou-me muito esse fato, que poderia ter sido conversado e tratado na pessoalidade de uma mesa de conversas e definitivamente resolvido. Infelizmente, até agora, não foi. E sendo que eu prezo a amizade mais do que qualquer outra coisa, e não vendo motivos suficientes para esse alvoroço e rancor todo, essa "revolta", esse clima de constrangimento, quero aqui, de público, convidá-las para o diálogo, como amigo que sempre fui delas, e tentar dar o primeiro passo em direção à solução definitiva desta situação, e a volta plena da amizade, tão magoada por aquele infeliz episódio. Como sempre gosto de expressar, em uma contenda, é possível que em muitos casos, todos os lados tenham razão nos seus argumentos, e assim como eu defendo que não houve qualquer intenção de denegrir a imagem das minhas queridas amigas, defendo também o sagrado direito delas da indignação pelo que foi exposto, e deste modo, se este é o caso, sem qualquer questionamento, venho a pedir-lhes minhas desculpas se a exposição das fotos causou um constrangimento para elas. Com certeza, essa não era a intenção.

Como a história demonstra, mesmo os inimigos podem ir à mesa de diálogo, e nesse caso, nem inimigos somos. pelo contrário, históricamente, temos sido amigos bastante próximos.

Portanto, fica aqui minha iniciativa do retorno pleno da amizade, aos moldes do que era antes desse infeliz episódio, e que possamos nos aprofundar nela ainda mais, pois a vida do homem neste planeta é deveras curta, breve demais. As razões humanas são efêmeras para se criar inimizades com quem não merece, e principalmente para quem tem os mesmos princípios de gosto e de direcionamento. Eu jamais gostaria de ter de levar alguma inimizade ao túmulo, especialmente em se tratando de pessoas que tanto admiro, como a Claude, a Socorro e a Edilma.

Fica aqui o meu convite à PAZ, a oportunidade de uma chance à amizade, ao amor e ao carinho, que jamais deveria ter sido interrompido. Como disse no início do artigo, o mundo jaz em guerras, em ódios e em vingança. Que não se ponha o sol sob a ira das pessoas. No mundo, já há muito ódio entre os inimigos, para que se nutra ainda mais ( e sem qualquer razão forte ), algum ódio pelas pessoas que a gente ama.

Aguardo as respostas e o retorno de Claude Bloc, Socorro Moreira e Edilma Saraiva.
O meu registro será publicado em vários Blogs e e-mails, como o meu gesto de amizade, em direção à paz. Espero contar com a simpatia de todas elas nesse gesto, e que seja conjunto, pois os nossos maiores tesouros estão em nosso coração. E quando não temos isso, nada temos nesta vida.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Um comentário:

socorro moreira disse...

Dihelson ,

Quero notificar-te que o nosso "Contrato de amizade" foi renovado por tempo ilimitado.


Abraços.